Segurem os recordes, ela voltou! Adele libera música nova e prepara seu próximo álbum. Ouça “Hello”

O assunto por si só pode já estar um pouco batido pela maioria dos sites e blogs que se mantêm atualizados diariamente, mas, possuir uma seção musical e não mencionar o retorno de Adele à carreira seria como praticar um crime e tentar fugir das consequências por ele geradas automaticamente. Se você parou para dar uma espionada no que tem pintado de novidades pelas redes sociais e YouTube, provavelmente já deve estar sabendo que o maior fenômeno britânico dos últimos tempos está de volta mais poderoso do que tudo. Incluindo o novo single, “Hello”, e o anúncio de um novo álbum de inéditas, o qual foi intitulado “25”, a seguir farei uma breve análise informativa sobre o impacto da moça na indústria e como a sua presença surge para revigorar a nossa sede pela sua voz.

Precedentes:

Desde que redefiniu o gosto popular com o lançamento de “Rolling in the Deep”, o carro-chefe do disco “21” – e recebeu incríveis 7 nomeações e vitórias aos prêmios “Grammy” de 2012 e 2013 –, Adele fez história ao espalhar pelo mundo mais de 30 milhões de cópias do seu segundo material. Ganhando as graças da crítica e sendo considerada uma das maiores musicistas da atualidade, sua participação na trilha sonora de “007 – Operação Skyfall”, 23º filme da franquia de James Bond, a condecorou com 1 “Oscar”, 1 “Grammy” e 1 “Globo de Ouro”. Colocando três músicas no topo dos charts norte-americanos (“Rolling in the Deep”, “Someone Like You” e “Set Fire to the Rain”), a cantora foi inúmeras vezes mencionada no “Guinness Book” por seus feitos incalculáveis e dignos de um verdadeiro membro da monarquia inglesa. Coescrevendo o recente single “Alive”, da também popular Sia, Adele acumula elogios dos mais prestigiados artistas do meio musical, tais como Madonna, Celine Dion, Patti LaBelle, Slash (Guns N’ Roses), Beyoncé, Christina Aguilera e até mesmo Lady Gaga, com quem desenvolveu uma  amizade inusitada.

Álbuns numéricos, novo conceito e carta aberta:

A capa do disco “25”

Sobre os trabalhos da moça, você já deve ter uma ideia que ela gosta de intitular seus discos com a idade que tinha quando escreveu suas canções ou sobre os momentos que viveu (em tal idade) e influenciaram suas composições, muitas das quais falam sobre separação, perdão e coração partido (não se preocupe, pois este pode ser o último a receber um título numérico). Todavia, se você espera que “25” siga essa linha mais melodramática, talvez seja a hora de dar uma segunda chance à britânica e aguardar o que vem pela frente. Publicando uma carta aberta em sua conta oficial do Twitter (leia completa e na íntegra), foi revelado por sua criadora que o álbum terá uma temática mais pessoal e falará muito sobre o passado e sobre quem Adele se tornou desde que completou 25 anos (uma decisiva fase de sua vida).

Agora com 27, ela conta que finalmente se encontrou e espera que as lembranças pretéritas não sejam mais um problema. Confere só um trecho do que foi escrito pela moça: “Meu último álbum foi sobre o fim de um relacionamento e se eu tivesse que classificar este eu o chamaria de ‘um disco de reconciliação’. Estou reconciliando comigo mesma. Me reconciliando com o tempo perdido. Me reconciliando por tudo o que eu fiz e pelo o que eu não fiz. Mas eu não tive tempo de segurar as migalhas do meu passado como eu já fiz. O que está feito, está feito. Fazer 25 anos foi um momento decisivo para mim, um tapa bem no meio dos meus 20 anos. Oscilando entre a beira de ser uma adolescente mais velha e uma adulta completa, eu decidi me tornar quem eu quero ser para sempre sem remover minhas antigas tralhas […]. ‘25’ é sobre conhecer quem eu me tornei sem perceber. E me desculpe se demorou demais, mas sabe, a vida acontece”.

Esperado para ser liberado oficialmente no dia 20 de novembro deste ano, “25” já se encontra em pré-venda e pode ser adquirido para compra online desde já. A tracklist, inclusive, foi divulgada na web há pouco tempo e revela que a versão stardard (comum) terá 11 faixas, enquanto uma exclusiva da “Target” contará com 3 faixas bônus. O trabalho incluirá, ainda, parcerias com Ryan Tedder (o mesmo que compôs “Rumour Has It” ao lado da britânica), Bruno Mars e Max Martin (sim, a sensação das rádios que já trabalhou com Britney Spears, Taylor Swift e Katy Perry).

Tracklist:

  1. Hello
  2. Send My Love (To Your New Lover)
  3. I Miss You
  4. When We Were Young
  5. Remedy
  6. Water Under the Bridge
  7. River Lea
  8. Love in the Dark
  9. Million Years Ago
  10. All I Ask
  11. Sweetest Devotion
  12. Can’t Let Go [faixa bônus da versão deluxe da “Target”]
  13. Lay Me Down [faixa bônus da versão deluxe da “Target”]
  14. Why Do You Love Me [faixa bônus da versão deluxe da “Target”]

Adele x outros artistas:

Os boatos de um novo álbum percorrem os tabloides já há algum tempo e, segundo as más línguas, foi só “Hello” ser liberada pela equipe da moça para que diversos outros artistas, supostamente, anteciparem seus próprios lançamentos para não competir diretamente com o furacão Adele. Um deles teria sido Justin Bieber, quem disponibilizou para download o seu novo single “Sorry” um pouco antes do anteriormente programado. Quebrando o recorde anteriormente pertencente à Taylor Swift de “vídeo mais assistido no YouTube dentro de 24 horas”, Adele demonstra que não está para brincadeiras e conquistou com “Hello” 27,7 milhões de visualizações em apenas um dia (“Bad Blood”, de Swift, segurava o feito com 20,1 milhões).

Material descartado, futuro e batalha interna:

Contudo, antes que os fãs critiquem os longos anos sem nova música e álbum e comecem com o falatório desnecessário, a mamãe revela porque seu novo trabalho demorou tanto para sair: “fiz um álbum sobre maternidade, mas era muito chato”. Composta por Adele ao lado de Greg Kurstin (Katy Perry, Lana Del Rey, Ellie Goulding), e produzida por este, “Hello” traz uma letra emotiva que se encaixa perfeitamente com todo espaço de tempo em que a britânica se ausentou da indústria fonográfica. Liberada sob o selo da “XL Recordings”, sua fiel gravadora, esta é a primeira música da cantora a ser lançada desde “Skyfall”, de 2012. Entretanto, por mais que tenha sido muito bem recebida pelos críticos, a luta de Adele agora não é mais com os outros cantores que continuam na ativa, mas sim contra si mesma.

Todos sabemos e estamos cansados de saber que, atualmente, poucos são os artistas que realmente demonstram possuir algum talento genuíno e digno de todo o sucesso que lhes é proporcionado pelas luzes dos holofotes. Adele, acertadamente, não faz parte desse rol de nomes que deveria “procurar por uma carreira mais adequada com seus verdadeiros dotes”, e isso definitivamente a coloca num patamar artístico de maior prestígio em relação aos seus concorrentes do mercado. Todavia, depois de quebrar os últimos anos e abocanhar milhares de prêmios que lhe foram merecidamente atribuídos, o que será que a moça fez para que “25” seja, no mínimo, diferente de “21”?

Instrumentais poderosos aliados à massiva voz rouca da musicista são, definitivamente, o seu forte, mas, para que o atual projeto se destaque dos demais de sua discografia, Adele terá de ralar bastante para não cair na mesmice de suas obras do passado. “Hello” é a prova de que a moça ainda possui muito a acrescentar para a música e para o público, mas será que suas canções sucessoras continuarão a caminhar pela estrada da autenticidade e da inovação? Se depender da estreia de “Hello” no mundo todo, a cantora pode ficar tranquila, pois sua nova música se encontra atualmente em #1 em 80 países (confira outros recordes alcançados pela música aqui). Como diz o pessoal da bagunça que frequenta o Twitter e o Facebook: “quem ganhou Grammy, ganhou. Quem não ganhou, não ganha mais!”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.