Nada de Papai Noel! Quem levará o Natal para a sua casa neste fim de ano será o disco “Kylie Christmas”

O Natal já está chegando e, diferente do último que rolou por aqui no Caí da Mudança, para este ano resolvi antecipar um pouquinho as celebrações de dezembro disponibilizando para vocês a nossa tradicional publicação comemorativa ainda neste mês de novembro. Tudo bem, eu sei que ainda falta muito para o nascimento do pequeno Menino Jesus, mas não custa nada, desde já, darmos início à vinda do clima natalino e tentar ver o mundo de uma forma um pouquinho mais positiva e cheia de prosperidade.

Se você nos acompanha há um certo tempo, então deve se lembrar do especial que fiz em 2014 trazendo ao leitor “as 10 coisas que você não pode deixar de ouvir nesse Natal” (o qual pode ser conferido por meio deste link). Um ano depois (e confesso: com menos ideias para sugestões, rs) concentrarei a nossa típica publicação natalina da vez em um único trabalho recém lançado por uma das cantoras mais prestigiadas do meio musical. Mas, não há motivos para tristeza (caso você não goste da brilhante empreitada desta musicista), pois até o dia 25 de dezembro estarei trazendo para cá algum plus que definitivamente ajudará todos vocês a entrarem na maravilhosa vibe cânone curtindo o que de melhor predomina durante o fim de ano. Dispensado o blábláblá, vamos começar a nossa resenha de hoje!

Tendo seu primeiro contato profissional com a música natalina ainda no início do novo milênio – quando regravou a popular “Santa Baby” e a encaixou como uma b-side do single “Please Stay”, de 2000 –, há alguns anos Kylie Minogue teve uma nova oportunidade de reviver as festividades de fim de ano quando do lançamento dos EPs “A Kylie Christmas” e “A Christmas Gift”. Um quinquênio depois, a australiana mais popular da indústria fonográfica ainda demonstra toda sua paixão pelo Bom Velhinho por meio de “Kylie Christmas”, o seu 13º disco de estúdio e 1º inteiramente dedicado ao mês mais marcante do calendário.

Kylie em imagem promocional para o “Kylie Christmas”

Liberado sob os selos da “Parlophone” e da “Warner Bros. Records” no último 13 de novembro, o novo material da veterana foi anunciado logo no começo de outubro deste ano quando teve a sua capa e tracklist revelados por tabloides de todo o mundo. Gravado nos estúdios “Sarm Music Village” e “Angel Studios”, ambos situados em Londres, “Kylie Christmas” traz ao ouvinte uma contagiante coletânea que inclui desde clássicos como “Winter Wonderland”, as 2 faixas presentes nos EPs natalinos da cantora (“Santa Baby” e “Let It Snow”) e outras canções inéditas compostas pela própria Kylie.

Sendo distribuído em duas versões bem distintas, o disco apresenta 13 faixas em sua edição standard e 16 na deluxe, sendo esta última contemplada com um DVD bônus que apresenta 6 videoclipes de Minogue gravados para promover o novo trabalho. Incluindo duetos com Frank Sinatra, Iggy Pop e Dannii Minogue (a irmã mais nova de Kylie), o 1º single do “Kylie Christmas” é a faixa “Only You”, originalmente gravada pela dupla Yazoo nos anos 80. Lançada em parceria com o ator, produtor e comediante britânico James Corden na última segunda-feira (09/11), o lyric vídeo do carro-chefe já está disponível no canal oficial da australiana no YouTube e pode ser visto clicando aqui.

Confere só a tracklist oficial do “Kylie Christmas” (* representa as faixas inéditas):

  1. It’s the Most Wonderful Time of the Year
  2. Santa Claus is Coming to Town (feat. Frank Sinatra)
  3. Winter Wonderland
  4. Christmas Wrapping (with Iggy Pop)
  5. Only You (feat. James Corden)
  6. I’m Gonna Be Warm This Winter
  7. Every Day’s Like Christmas (*)
  8. Let It Snow
  9. White December (*)
  10. 2000 Miles
  11. Santa Baby
  12. Christmas Isn’t Christmas ’Til You Get Here (*)
  13. Have Yourself a Merry Little Christmas
  14. Oh Santa [faixa bônus da edição deluxe] (*)
  15. 100 Degrees (feat. Dannii Minogue) [faixa bônus da edição deluxe] (*)
  16. Cried Out Christmas [faixa bônus da edição deluxe] (*)

A seguir, os vídeos incluídos na edição deluxe do disco:

  1. It’s the Most Wonderful Time of the Year
  2. 2000 Miles
  3. Christmas Isn’t Christmas’ Til You Get Here
  4. 100 Degrees
  5. I’m Gonna Be Warm This Winter
  6. Oh Santa
Foto publicada no Instagram da cantora revela os preparativos para a sua apresentação para a família real britânica no “Royal Variety Performance” (13/11)

Recebendo a produção de grandes nomes do meio musical como Stargate, a maior parte do disco ficou sob os cuidados de Steve Anderson, figurinha já carimbada em grandes projetos da cantora que variam desde turnês mundiais ao intimista álbum “Impossible Princess”. Trabalhando com Minogue desde 92, a primeira parceria da dupla nos remete ao disco “Let’s Get To It”, quando o produtor participou de um remix para “Finer Feelings” com o seu duo “Brothers in Rhythm”. De lá para cá, Anderson foi o responsável pela produção musical da “On A Night Like This Tour”, “KylieFever2002”, “Aphrodite World Tour” e tantas outras, estando de volta, agora, como o produtor principal (e um dos compositores) do 13º material de Kylie.

Participando ativamente do processo de criação e gravação do projeto, das 16 faixas presentes no álbum, 6 são inéditas e 4 foram creditadas com a composição de Kylie ao lado de outros astros da música, como Karen Poole (compositora de diversas faixas dos álbuns “Body Language”, “X” e “Kiss Me Once”), Biffco (“Light Years”, “Fever” e “X”) e Chris Martin (o vocalista do Coldplay). Entre as inéditas estão “Every Day’s Like Christmas”, “White December”, “Christmas Isn’t Christmas ’Til You Get Here”, “Oh Santa”, “100 Degrees” e “Cried Out Christmas”.

Introduzido brilhantemente pela festiva “It’s the Most Wonderful Time of the Year”, um dos hinos natalinos mais populares de todos os tempos, “Kylie Christmas” é muito feliz e bem sucedido ao trazer o melhor do Natal em pleno 2015. Com um dueto fascinante ao lado do eterno Frank Sinatra, “Santa Claus Is Coming to Town” é outra canção que merece a total atenção do ouvinte por unir o melhor das vozes de ambos os intérpretes em outra obra clássica do gênero. Mas, apesar de inovar com uma pegada quase rock n roll em “Christmas Wrapping” (com o Iggy Pop) e outra dance em “100 Degrees” (com a Dannii Minogue), o destaque do CD fica mesmo com “Every Day’s Like Christmas”, a faixa composta pelo líder do Coldplay. Trazendo um Natal mais pop com um som bem diferente de tudo já experimentado pela cantora, a parceria com o senhor Martin é definitivamente um dos maiores acertos dos quais Kylie poderia se beneficiar desde que o disco “Kiss Me Once” falhou ao emplacar diversos hits na América do Norte (já queremos “Every Day’s Like Christmas” como segundo single).

Acompanhada de uma orquestra profissional e de um coral afinadíssimo, “Kylie Christmas” surge assim como o acústico “The Abbey Road Sessions” (de 2012) para fazer uma pausa na dançante discografia da veterana e diversificar tudo o que a loira já lançou de majestoso no mercado musical. Sustentando a pose e elegância de sempre, Minogue mostra que para ser uma diva não é necessário qualquer excentricidade ou sonoridade específica, mantendo em seu disco natalino a mesma qualidade já conhecida em seus lançamentos principais. Esbanjando simpatia e um vozeirão de dar inveja a qualquer cantora com mais de 25 anos de carreira (você precisa ouvir “Have Yourself a Merry Little Christmas”), tanto as canções como os vídeos presentes na edição deluxe do álbum são triunfantes ao resgatar o vintage e elevar Kylie (mais ainda) para um status de artista multifacetado que há anos vem lutando para firmar.

Mariah Carey que se cuide, pois o mundo acaba de ganhar uma nova candidata para ocupar o trono de “Rainha do Natal”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.