Conheça Shawn Mendes, o novato que vai conquistar a sua playlist

De fato, esta não é a primeira vez que falamos sobre o canadense Shawn Mendes por aqui (quem aí se lembra do “Hora de se atualizar” com os últimos lançamentos em álbuns da música pop sabe do que eu estou falando), mas, depois de muito pensar com os meus próprios botões, cheguei à conclusão que a justiça precisa ser feita e o cantor receber maior atenção com uma publicação inteiramente exclusiva para si. Porém, para que isso dê certo e você consiga absorver melhor todo o trabalho já liberado pelo cara, recomendo que se ligue à playlist presente ao final deste post que resumidamente trará o que de melhor foi destaque durante estes dois anos em que o garoto permaneceu na ativa. Ganhando cada vez mais força na indústria musical contemporânea, Shawn Mendes é um novato que tem tudo para se tornar um dos maiores ídolos desta nova remessa de artistas que tem bombado pelas rádios de todo o planeta e construído bases de fãs cada vez mais leais, apaixonadas e insanas.

Com apenas 17 anos de idade, o jovem nascido em Toronto (província de Ontário, Canadá) começou cedo a utilizar-se de toda a influência do mundo virtual para adquirir o reconhecimento do público e tornar-se uma webcelebridade em questão de pouco tempo. Publicando covers de músicas populares no aplicativo Vine, no ano de 2013, nada mais além do seu talento foi necessário para Shawn fazer parte do top 3 das contas mais seguidas na rede social e ser descoberto no começo de 2014 por Andrew Gertler, agente publicitário responsável por introduzi-lo à carreira profissional. Assinando com a gigante “Island Records” (o atual selo de outros artistas como Demi Lovato, Tove Lo e Bon Jovi), a gravadora liberou o primeiro grande single do cantor em junho de 2014 em meio à muita surpresa e comemoração. Isso porque “Life of the Party” rendeu a Mendes o título de “artista mais jovem a estrear no top 25 da ‘Billboard Hot 100’ com um single de estreia”, na posição de nº #24, quando ainda tinha 15 anos e 11 meses. Porém, este recorde é fichinha para o que veio a seguir.

Sendo convidado para abrir a “Live on Tour”, do Austin Mahone, no segundo semestre de 2014 (durante a sua fase norte-americana), o canadense recentemente foi um dos maiores destaques da “The 1989 World Tour”, a popular turnê da Taylor Swift que tem percorrido o mundo inteiro desde maio deste ano. Responsável pelos atos de abertura de diversos shows realizados nos EUA e no Canadá do prestigiado concerto da musicista, Mendes teve a oportunidade de levar até o público o seu próprio espetáculo com a “#ShawnsFirstHeadlines”, seu primeiro contato direto com a energia dos palcos e dos fãs. Iniciando-se em novembro de 2014 e sendo encerrada em setembro de 2015, a pequena turnê que perdurou por quase 1 ano rendeu 33 apresentações pela Europa e América do Norte em uma setlist original de 11 faixas, as quais mais tarde integrariam a tracklist do seu primeiro disco de estúdio.

Dando uma prévia do que viria adiante, o extended play “The Shawn Mendes EP” surgiu durante o verão de 2014 para causar ainda mais burburinho à estreia do menino prodígio. Incluindo o seu primeiro single e outras três músicas inéditas (das quais somente “The Weight” seria novamente utilizada no futuro), o trabalho estreou direto no top 5 dos charts estadunidenses em #5, com 48 mil cópias distribuídas na primeira semana. Nove meses depois – para ser mais exato no dia 14 de abril deste ano – foi a vez de “Handwritten” (o debut album do garoto) também fazer história ao estrear em #1 na “Billboard 200”, com volumosas 119 mil cópias em apenas sete dias de comercialização. Tornando-se “o artista mais jovem [com 16 anos e 8 meses] depois de Justin Bieber a possuir um #1 na parada de sucessos que contabiliza os 200 álbuns mais populares da semana estadunidense(Bieber contava com 16 anos e 2 meses quando atingiu o feito em 2010), na sua terra natal o cantor também estreou direto no topo dos charts canadenses, com vendas de 14 mil cópias na decisiva first week.

Com 4 singles oficiais e 3 promocionais, Shawn veio para mostrar que a acirrada disputa por números e charts de sucessos não é um grande problema para a sua precoce carreira: o novato fez bonito ao emplacar todas as suas músicas de trabalho dentro do top 100 não apenas do Canadá, mas também no próspero irmão do sul. Contudo, por mais que o carro-chefe “Life of the Party” (#24 nos EUA, #9 no Canadá) e a sua sucessora “Something Big” (#80 nos EUA, #11 no Canadá) tenham rapidamente obtido êxito ao espalhar o nome do cantor pelos quatro cantos do planeta, foi só depois do lançamento de “Stitches” (#4 nos EUA, #10 no Canadá) que Mendes passou a perceber os merecidos frutos de seu árduo trabalho.

Permanecendo por 28 semanas na parada mais importante dos EUA (e do mundo, para muita gente), o 3º single do “Handwritten” tem mostrado uma estabilidade invejável ao ainda integrar o top 10 do concorrido ranking, ocupando atualmente a #6 cadeira da lista (semana do dia 8/12/15). Divulgando sua atual música de trabalho, um dueto gravado com Camila Cabello, “I Know What You Did Last Summer” atingiu o pico #55 nos EUA e #44 no Canadá (atualmente #64 no primeiro e #49 no segundo). Os singles promocionais do cantor incluem “A Little Too Much” (#94 nos EUA, #74 no Canadá), “Never Be Alone” (#49 no Canadá) e “Kid In Love” (#69 no Canadá).

Participando da trilha sonora do filme “Descendentes”, da Disney, com a faixa “Believe” (o único single retirado da soundtrack, liberado em junho deste ano), somente em novembro passado Shawn deu sequência à discografia quando optou por relançar seu popular primeiro álbum para seus fãs mais fiéis. Incluindo todas as 12 músicas já conhecidas da edição standard, “Handwritten (Revisited)” traz 4 canções inéditas (o featuring com Camila Cabello, “Act like You Love Me”, “Running Low” e “Memories”) com o diferencial de 5 faixas que tiveram sua versão de estúdio substituídas pelo áudio ao vivo de apresentações do cantor no “Greek Theater”, em Los Angeles. Trata-se de “Kid in Love”, “I Don’t Even Know Your Name”, “Strings”, “Aftertaste” e “A Little Too Much”.

Uma pequena seleção com o melhor conteúdo já liberado pelo cantor e que você não pode deixar de conferir!

Com 9 clipes oficiais já gravados (8 em carreira solo e 1 em participação com a banda britânica The Vamps), o jovem cantor nos dá indícios de que este é apenas o começo de uma longa caminhada a ser percorrida em muitos e muitos anos de sucesso. Vencendo diversas categorias importantes de premiações como o “Teen Choice Awards”, o “Much Music Video Awards” e o “MTV Europe Music Awards”, Mendes provavelmente não desistirá de continuar pela estrada musical levando para novas pessoas todo o poder e a qualidade de seu talento inquestionável. É verdade que Shawn ainda tem dado os seus primeiros passos pela vida musical (o que para muitos pode não dizer muita coisa), mas, todo o material que liberou em um curto espaço de tempo está aí convencer-nos de que ainda há muito para ser produzido ao longo das décadas.

Seja pela sonoridade mais intimista e acústica que pudemos acompanhar em músicas como “Life of the Party” e “Aftertaste”, ou até mesmo pelo pop contagiante de “Something Big”, “Stitches” e “I Know What You Did Last Summer”, não apenas a voz de Shawn cativa, mas também a imagem pública que tem conquistado pouco a pouco nos eventos e entrevistas que marca presença (sempre simpático e orgulhoso com o carinho recebido pelos fãs). Um exemplo de profissional que definitivamente deveria espelhar muitos de seus conterrâneos que parecem sentir alguma espécie superioridade inexistente, o garoto jamais se envolveu em grandes polêmicas ou foi alvo de comentários duvidosos da mídia envolvendo drogas, má companhia ou ataques histéricos contra fotógrafos ou admiradores (e que permaneça assim). Uma vez lhe concedida a oportunidade de mostrar ao que veio, este é um ótimo começo para um nome que tem todos os atributos para continuar fazendo história e se tornar uma lenda viva em pouco tempo.

2 comentários sobre “Conheça Shawn Mendes, o novato que vai conquistar a sua playlist

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.